Pular para o conteúdo

Seminário do CEDEDIPI-MT fortalece atuação dos Conselhos da Pessoa Idosa em Mato Grosso

Evento reuniu cerca de 130 participantes para debater o fortalecimento dos Conselhos da Pessoa Idosa e a construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento

Conselheiros municipais, gestores públicos e representantes de instituições participaram, nesta sexta-feira (26), em Cuiabá, do V Seminário Estadual Junho Violeta, promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT). Com o tema “Ações Voltadas à Pessoa Idosa: Prevenção, Conscientização e Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa em Mato Grosso”, o evento integrou a programação do Junho Violeta, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

O evento reuniu cerca de 130 participantes e contou com representantes de diferentes municípios mato-grossenses, entre eles Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Colíder, Lucas do Rio Verde, Juína, Porto Alegre do Norte e Mirassol d’Oeste. O encontro teve como objetivo qualificar a atuação dos conselhos municipais, ampliar o debate sobre a garantia de direitos da população idosa e incentivar a construção de políticas públicas mais efetivas nos municípios.

A palestra magna foi ministrada pela assistente social da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e presidente do CEDIMA, Isabel Lopizic, que apresentou experiências bem-sucedidas desenvolvidas naquele estado para o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. Entre os exemplos, destacou a atuação integrada da Rede Nacional de Defesa da Pessoa Idosa (RENADI-MA), o trabalho interdisciplinar do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) e as ações de capacitação dos conselhos municipais promovidas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão.

Segundo Isabel, essas iniciativas podem servir de inspiração para Mato Grosso, desde que respeitadas as características locais.

“Quando a rede de proteção atua de forma integrada, envolvendo instituições, conselhos e órgãos públicos, a resposta às situações de violência e violação de direitos se torna mais rápida, humanizada e eficaz. Esse modelo pode ser adaptado por Mato Grosso para fortalecer a proteção à pessoa idosa em todo o estado”, destacou.

Durante a palestra, a assistente social também chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos municípios na implementação das políticas públicas voltadas ao envelhecimento.

“O Brasil possui uma legislação bastante avançada, mas ainda precisamos transformar essas garantias em ações concretas. Para isso, é fundamental fortalecer os Conselhos da Pessoa Idosa, investir na capacitação permanente dos conselheiros, estruturar os Fundos da Pessoa Idosa e promover a atuação integrada entre saúde, assistência social, educação, segurança pública e justiça”, afirmou.

O presidente do CEDEDIPI-MT, advogado Isandir Rezende, ressaltou que a participação de representantes de diferentes regiões do estado demonstra o interesse crescente dos municípios em fortalecer as políticas públicas para a pessoa idosa.

“Receber representantes de tantos municípios mostra que existe um compromisso coletivo com a construção de uma rede de proteção mais forte. O CEDEDIPI trabalha para oferecer conhecimento, promover a troca de experiências e fortalecer os Conselhos Municipais, que são fundamentais para transformar as garantias previstas na legislação em ações concretas que cheguem à população idosa”, afirmou.