PROJEÇÕES
O Brasil está envelhecendo e rápido. Projeções indicam que em breve seremos um dos países com maior proporção de idosos do mundo. Atualmente pessoas com mais de 60 anos representam 15% da população brasileira. E essa mudança traz desafios e oportunidades e está exigindo adaptações em políticas públicas, serviços.
EXPECTATIVA
Passamos por um processo de envelhecimento que mescla aumento da expectativa de vida e redução da taxa de fecundidade. Até 2050, estima-se que o número de idosos dobre, devendo chegar a 60 milhões de pessoas. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam maior concentração de idosos, enquanto o Norte tem a menor proporção.
FAMÍLIAS MENORES
Se no passado as famílias eram numerosas, hoje os números chegam a dois filhos por lar. Segundo as projeções de população do IBGE, após atingir seu máximo de habitantes, 220 milhões em 2041, a população brasileira começará a diminuir, chegando aos 200 milhões habitantes em 2070.
ESTIMATIVAS
Rio Grande do Sul e Alagoas devem ser os primeiros a reduzir sua população, já em 2027. Por outro lado, estados do Centro-Oeste devem ser os últimos fazer essa inflexão, em especial Mato Grosso. Já Santa Catarina e Roraima devem começar a reduzir sua população em 2064.
VIAGENS
Pessoas idosas tem o direito de andar de transporte coletivo de forma gratuita. São duas vagas em veículos que fazem linhas municipais ou estaduais, desde que recebam até dois salários mínimos. Ao passar das duas vagas, a empresa deve oferecer um desconto de 50% no bilhete.
IPTU
O benefício da isenção no IPTU é oferecido em alguns dos municípios brasileiros. O morador nesta faixa de idade deve buscar a prefeitura da cidade onde mora para saber se o benefício está disponível. Mas é necessário checar quais são os critérios de isenção e os documentos necessários para conseguir o benefício.
JUDICIÁRIO
pessoas com idade a partir dos 60 anos possuem a prioridade na fila de espera de processos judiciais. Para poder aproveitar deste benefício, é necessário que o advogado responsável faça o requerimento para a autoridade judiciária específica do seu caso.
HABITAÇÃO
Para fugir do aluguel e conseguir uma casa própria, os idosos também têm benefícios. Há prioridade na obtenção de imóveis em programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo. Pela lei, 3% das unidades habitacionais devem ser reservadas para o público desta faixa de idade.
PREVIDÊNCIA
O aumento da população idosa exige um sistema previdenciário sustentável, com a necessidade de discutir e adaptar as regras de aposentadoria e pensões. Mesmo com regras mais duras, oriundas da recente reforma da previdência os idosos são atendidos. Caso não tenham contribuído com a previdência social, podem ser beneficiados com outros benefícios.
TRABALHO
O aumento da população idosa pode gerar novas oportunidades no mercado de trabalho, com a criação de produtos e serviços voltados para esse público, além da possibilidade de manter profissionais experientes em atividades que exigem conhecimento e habilidades específicas. Quem quiser continuar trabalhando é só buscar empresas que tem tais oportunidades.
