
É celebrado em 1º de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para sensibilizar a sociedade sobre a importância de envelhecer com saúde.

A nutricionista e presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro, Beatrice Carvalho, explica que manter uma rotina saudável é fundamental para a qualidade de vida.
“O idoso saudável é aquele que mantém a sua funcionalidade, é aquele que mantém a sua autonomia. Então, quando a gente pensa, né, numa prevenção de envelhecimento saudável, é aquele idoso que se alimenta bem, que faz atividade física, isso ele já vem fazendo ao longo da vida. E aquele idoso que consegue manter massa muscular, que começa a ter menos doenças cardiovasculares, controla os níveis de açúcar no sangue”.
A especialista destaca, ainda, a importância de o idoso manter uma rede de apoio e cuidados com familiares e amigos.
“O idoso que quer passar por essa fase muito bem, ele precisa se alimentar bem, fazer atividade física, exercitar a sua mente, ter um bom relacionamento social, ter uma rede de cuidados familiares ou amigos que ele possa contar. E ter resiliência, aquele idoso que sabe ao longo da vida passar pela sua pelas adversidades”.
Segundo dados do Censo, o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu mais de 57% em 12 anos. Atualmente, o país tem mais de 32 milhões de idosos. E estima-se que até 2070, cerca de 37% das pessoas terão mais de 60 anos.
Fonte: EBC





