Pular para o conteúdo

Isandir Rezende representa Conselho Estadual da Pessoa Idosa em audiência sobre combate à violência contra idosos em Rondonópolis

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT), advogado Isandir Rezende, participou da audiência pública promovida nesta segunda-feira (28) pela Câmara Municipal de Rondonópolis, com foco no combate à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa foi do vereador Gelsão da Saúde, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, e reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e o público idoso, além da população em geral.

Durante sua participação, Isandir Rezende reforçou a importância da atuação conjunta entre os conselhos estadual e municipais para o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. “A presença do Conselho Estadual em momentos como este reafirma nosso compromisso com os direitos da pessoa idosa. Precisamos estar próximos das comunidades, ouvindo as demandas e construindo, junto aos municípios, políticas públicas que garantam o envelhecimento com dignidade e segurança”, afirmou Isandir.

A audiência foi motivada pelo aumento expressivo das denúncias de violência contra idosos em Rondonópolis — uma realidade que reflete o cenário em todo o estado. Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT), entre janeiro e maio de 2025 foram registrados 3.186 casos de estelionato contra pessoas idosas, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado; o número pode ser muito maior tendo em vista que nem todos idosos registram a ocorrência.

De acordo com o vereador Gelsão da Saúde, em Rondonópolis, os casos mais recorrentes envolvem violência física e financeira, frequentemente praticada por familiares. “Temos recebido denúncias diariamente. Muitos idosos têm suas economias comprometidas por familiares que utilizam seus cartões ou exercem violência física e psicológica. É uma realidade alarmante que precisa de enfrentamento imediato”, afirmou o parlamentar.

Durante a audiência, Isandir reforçou: “Política pública social se faz com gestão, sentimento e participação. Para isso, é muito importante o planejamento, que nasce do diálogo com a comunidade. Cada município tem sua realidade, mas a saúde é um desafio comum — e a prevenção é o caminho. Contem comigo, o Conselho Estadual estará presente e comprometido com vocês”.

Além de Isandir Rezende e do vereador Gelsão, também participaram da audiência os vereadores Vinicius Amoroso, Elienai Paulino, Mariuva da Saúde, Kalynka Meirelles e Luzia Aparecida representando o senador Wellington Fagundes; o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jailton Dantas; e representantes de diversas entidades.

A expectativa é que o diálogo iniciado na audiência contribua para o aprimoramento das políticas públicas e para a criação de medidas concretas em defesa da população idosa do município.