De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 haverá mais de 1,4 bilhão de pessoas com mais de 60 anos no mundo, sendo que em 2019 esse grupo somava 1 bilhão. Ou seja, haverá um aumento de 34% em apenas dez anos.
Essa tendência também é observada no Brasil, onde, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa com 60 anos ou mais é de 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população do país.
Este fenômeno, longe de ser um desafio, representa uma oportunidade para redefinir o conceito de velhice e promover um envelhecimento saudável que permita aos idosos viver a vida com realização, vitalidade e propósito.
Além de simplesmente prolongar a vida, trata-se de adicionar qualidade cultivando o bem-estar físico, mental e social. Nesse contexto, adotar hábitos saudáveis desde cedo se torna um investimento inestimável para o futuro.
Uma dieta variada e equilibrada é essencial. Cada vez mais, aliás, hábitos alimentares saudáveis estão ganhando espaço na mídia e nas redes sociais. As pessoas, portanto, estão se alimentando melhor e, também, adotando hábitos como usar o Hemo Gotas ou outros suplementos alimentares sobs supervisão médica.
E se você também quer ter um envelhecimento saudável, nunca é tarde para adotar bons hábitos. Aqui estão algumas recomendações – que vão desde manter uma dieta equilibrada até encontrar um novo hobby – para uma vida saudável aos 60 anos e além.
Alimentação saudável, variada e equilibrada
Sua dieta deve ser rica em frutas, vegetais e fibras, pois isso o ajudará a manter seu peso sob controle e fortalecer seu sistema imunológico. Por outro lado, deve ser pobre em gordura, açúcares refinados e sal. Incorpore proteínas de qualidade, como peixes, legumes e nozes. A hidratação adequada também é essencial para eliminar toxinas e aumentar sua energia. Suplementos alimentares podem ser benéficos no caso de alguma deficiência nutricional.
Vale ressaltar que o uso de qualquer suplemento, em qualquer idade, deve ser supervisionado por um profissional de saúde ou nutricionista. Se você tem indicação de um suplemento natural, certamente encontrará as diversas opções de marcas nos melhores marketplaces da Web. Fique atento às promoções e ofertas temporárias ao consumidor que o varejo online lança em algumas datas especiais do ano. Assim poderá desfrutar de uma excelente compra, com preços e vantagens em suplementos ou outros produtos quaisquer.
Pratique exercícios regularmente
A atividade física regular ajudará você a manter a massa muscular, a flexibilidade e a mobilidade das articulações, prevenindo quedas e fraturas. Consulte seu médico sobre o melhor exercício para você ou siga as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Se você se sentir desmotivado, encontre um parceiro, junte-se a um grupo ou organize um você mesmo. Adapte o exercício à sua condição física e dê tempo a si mesmo – começar devagar com caminhadas, por exemplo, permitirá que você aumente a intensidade sem causar lesões.
Mantenha sua mente ativa
Faça exercícios simples de memória, como um jogo ou palavras-cruzadas, e pratique regularmente atividades que estimulem o cérebro, como ler ou praticar trabalhos manuais. Amplie seu conhecimento sobre assuntos que lhe interessam, aprenda novos hobbies, participe do ambiente ao seu redor e envolva-se na vida cotidiana de familiares e amigos. Fortaleça relacionamentos sociais, mesmo os novos. O contato com outras pessoas é um bom exercício emocional e social e um antídoto para o estresse e a depressão.
Evite hábitos tóxicos ou pouco saudáveis
Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos devem ser acompanhados de outros hábitos saudáveis como eliminar o tabagismo e reduzir ou eliminar o consumo de bebida alcoólica, que aumentam o risco para diversas doenças. Principalmente no final da tarde, tente limitar a ingestão de bebidas estimulantes como café ou chocolate, que podem impedir que você tenha uma boa noite de sono.
Mantenha uma rotina de sono adequada
Um sono reparador é essencial para você se sentir energizado no dia seguinte e manter sua imunidade forte. Tente dormir oito horas por dia e siga sempre uma rotina. Evite cochilos longos durante o dia e, à noite, faça refeições ais leves e não beba muito líquido antes de dormir para evitar ir ao banheiro no meio da noite.
Cuide da sua pele
Com a idade, a pele fica mais fina e frágil, então é bom tomar banho diariamente com sabonete neutro e aplicar uma loção ou hidratante. Proteja-se adequadamente do sol, mesmo quando estiver caminhando. Evite exposição entre 10h e 16h e use protetor solar com fator apropriado, chapéu e óculos de sol com filtro UV, mesmo em dias nublados.
Cuide da sua saúde bucal
Escove os dentes após cada refeição usando creme dental com flúor, seguido de fio dental e escova interdental. Se você usa prótese, higienize-a da mesma forma que faria com seus dentes. Consulte seu dentista pelo menos uma vez ao ano.
Verifique sua saúde
Visite seu médico regularmente para que ele possa monitorar sua saúde geral por meio de exames periódicos. Se você estiver com um problema específico, compareça às consultas e exames no seu centro de saúde e consulte um especialista. Além disso, certifique-se de tomar as vacinas adequadas para sua idade (gripe, covid, tétano, etc.) e monitore sua visão e audição, pois esses sentidos tendem a apresentar algum comprometimento com a idade, levando a problemas de saúde significativos.
Aceite e aproveite seu papel na família
Algumas pessoas mais velhas encaram a chegada dessa fase da vida com uma certa tristeza. Os filhos não estão mais em casa, você está aposentado e tem menos compromissos, mas, mesmo assim, é preciso permanecer ativo. Aproveite a oportunidade para retomar algo que gostaria de estudar, os hobbies, o voluntariado ou outras atividades que você deixou de lado por falta de tempo.
É sempre um bom momento para estabelecer hábitos saudáveis. Não importa quantos anos você tem. Ao estabelecer práticas positivas, você será capaz de se tornar independente e autônomo, além de alcançar um bem-estar abrangente que permitirá continuar aproveitando cada fase da vida ao máximo.
Fonte: JCam