Pular para o conteúdo

Medicamentos para o diabetes podem favorecer o envelhecimento saudável

À medida que as pessoas envelhecem, o gerenciamento do diabetes tipo 2 pode acelerar o declínio físico natural do corpo. Frequentemente, isso inclui uma redução da força muscular, movimentos mais lentos e níveis de energia mais baixos. Por isso, pesquisadores têm buscado tratamentos que ajudem os idosos a manterem sua mobilidade por mais tempo. Recentemente, um novo estudo trouxe esperança para quem busca um envelhecimento saudável com diabetes.

O que diz o estudo

Pesquisadores utilizaram dados do Medicare para analisar o impacto de diferentes tratamentos. O foco estava em adultos com mais de 65 anos que iniciaram o uso de medicamentos da classe GLP-1 (como Ozempic) ou inibidores de SGLT-2 (como Jardiance). A análise comparou esses pacientes com aqueles que começaram outros tipos de tratamento para a condição.

Os resultados mostraram que os usuários de GLP-1 e SGLT-2 apresentaram uma progressão mais lenta do declínio físico ao longo de um ano. Embora as diferenças sejam consideradas modestas, elas foram estatisticamente significativas. Portanto, essas opções terapêuticas mostram-se promissoras para promover o envelhecimento saudável com diabetes.

A importância da mobilidade

Manter a força e a mobilidade torna-se mais desafiador com a idade, especialmente para quem convive com o diabetes. No entanto, mesmo uma pequena desaceleração no declínio físico pode trazer grandes benefícios.

Isso ajuda os idosos a se sentirem mais firmes e a permanecerem ativos em suas rotinas diárias. Além disso, preservar a sensação de independência é fundamental para a qualidade de vida. Assim, a escolha do medicamento correto pode ser um pilar essencial para garantir um envelhecimento saudável com diabetes.

Detalhes da publicação

Esta pesquisa destaca a importância de conversar com médicos sobre as opções de tratamento mais adequadas para cada perfil.

O estudo original, intitulado “Sodium-Glucose Cotransporter-2 Inhibitors, Glucagon-Like Peptide-1 Receptor Agonists, and Frailty Progression in Older Adults With Type 2 Diabetes”, foi publicado na revista científica Diabetes Care, da American Diabetes Association.

Fonte: Portal Um Diabético