Pular para o conteúdo

Secretário de Estado esclarece informações sobre política para idosos após fala de vereadora

Foto: Reprodução

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Klebson Gomes Haagsma, esclareceu informações divulgadas pela vereadora Professora Silvana Perin, de Sorriso, sobre a adesão do município a programas estaduais voltados ao atendimento de idosos.

Durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora afirmou que o município não teria aderido, na gestão passada, ao programa estadual de condomínios habitacionais para idosos, como o implantado em Jaciara. Em sua fala, a parlamentar declarou que “Sorriso disse que não precisava de um condomínio de idosos e não aderiu ao programa”.

Após a repercussão da declaração, o secretário Klebson Haagsma veio a público para esclarecer que a informação não procede. Segundo ele, a gestão anterior de Sorriso, comandada pelo ex-prefeito Ari Lafin, realizou sim a adesão à política estadual para idosos, porém em um formato diferente daquele citado pela vereadora.

“Não procede a fala de que Sorriso não fez adesão. O município aderiu ao ILPI, que é o Instituto de Longa Permanência para Idosos. São modalidades diferentes de atendimento”, afirmou o secretário.

De acordo com Klebson, enquanto Jaciara optou pelo modelo de casas em condomínio, Sorriso aderiu ao ILPI, que prevê a implantação de 52 leitos para acolhimento de idosos no município, com aporte financeiro do Governo do Estado e contrapartida da prefeitura (assista o vídeo).

O secretário explicou ainda que o processo do ILPI está atualmente sob responsabilidade da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), responsável pela elaboração do projeto arquitetônico. “O processo encontra-se na AMM. A Setasc aguarda o encaminhamento do projeto para dar sequência aos trâmites”, completou.

Klebson Haagsma reforçou que a política estadual para idosos foi devidamente pactuada com o município na gestão anterior e que a divergência está no modelo escolhido, e não na ausência de adesão ao programa.

Fonte: Portal Sorriso