
Em sua Palestra Magna, o presidente do CEDEDI/MT, Dr. Isandir Oliveira de Rezende, destacou a urgência de políticas que promovam equidade, participação e inclusão dos idosos no cenário democrático.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia”, foi realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2025, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias e no Anfiteatro Valdon Varjão, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência ao Idoso com vários parceiros e Prefeitura de Barra do Garças.
A conferência teve como objetivo principal conclamar toda a sociedade — poder público, entidades e cidadãos — a refletir, debater e propor políticas públicas voltadas para a valorização e a garantia de direitos da pessoa idosa.
Durante a abertura, marcada por uma apresentação cultural emocionante do Coral da Felicidade, com regência do maestro Prof. Valdeir Serafim da Silva, foi reforçada a importância do diálogo coletivo sobre o envelhecimento saudável.

Em sua Palestra Magna, o presidente do CEDEDI/MT, Dr. Isandir Oliveira de Rezende, destacou a urgência de políticas que promovam equidade, participação e inclusão dos idosos no cenário democrático. “Todos nós queremos envelhecer com saúde e dignidade. Para isso, precisamos de políticas públicas que nos respaldem ao longo da vida. A conferência é esse espaço democrático onde sociedade civil e poder público se encontram para discutir o presente e planejar o futuro dos nossos idosos”, afirmou.
A programação seguiu no dia 18 com cinco eixos temáticos, discutidos em plenárias simultâneas:
Eixo 1: Financiamento de políticas públicas para ampliar os direitos sociais;
Eixo 2: Acesso à saúde e à vida digna;
Eixo 3: Combate à violência e abandono da pessoa idosa;
Eixo 4: Participação social e protagonismo das múltiplas velhices;
Eixo 5: Fortalecimento dos conselhos e do controle social.
Um dos destaques foi a apresentação da Rede de Proteção do Idoso, um projeto inovador encabeçado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e idealizado pelo desembargador Orlando Perry, que tem como meta aproximar o Estado das reais necessidades da população idosa, garantindo um acompanhamento mais célere, humanizado e eficaz.
A conferência encerrou com a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual e com a entrega de certificados aos participantes.
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças — Compromisso com um futuro mais justo e humano para todas as gerações.

Fonte: ASCOM/SMEEL