Pular para o conteúdo

SINDAPI-MT participa de Pré-Conferência da Pessoa Idosa em Cuiabá

Nesta quarta-feira (14), o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (SINDAPI-MT) esteve presente na Pré-Conferência da Pessoa Idosa de Cuiabá, realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI) “Padre Firmo Pinto Duarte”. O encontro marcou o início das discussões preparatórias para a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que abordará o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. A iniciativa busca ampliar o diálogo e fortalecer as políticas públicas voltadas ao público idoso na capital mato-grossense.

Para a representante do SINDAPI-MT no Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon-MT), Angélica Anai, a participação nesse debate demonstra o compromisso do poder público e da sociedade civil em garantir os direitos das pessoas idosas. “Estamos aqui no preparativo da Conferência Municipal de Cuiabá, junto a diversos idosos, discutindo políticas públicas essenciais para toda a sociedade idosa. Este grupo representa uma parcela supervulnerável da nossa população, que necessita do nosso apoio e de ações concretas para garantir seus direitos e dignidade”, pontuou a advogada.

Ao fazer uma retrospectiva dos pontos debatidos na última conferência, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), Jerônimo Urei, destacou os avanços e os desafios enfrentados pela cidade. “Hoje, iniciamos a Conferência da Pessoa Idosa 2025, e neste momento fazemos uma análise do que ocorreu desde a última edição, em 2019. Entre as conquistas, destacamos a instalação de uma delegacia especializada no combate à violência contra a pessoa idosa, que se tornou uma realidade, e a recente doação de um terreno pelo Governo do Estado para a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), uma demanda antiga de Cuiabá. Apesar desses avanços, ainda há desafios, como a ausência de um centro de convivência na região oeste, uma área de grande demanda que necessita de atenção urgente”, ressaltou Urei.

Para o vice-presidente do COMDIPI, é necessário ampliar os serviços de apoio à população idosa. “Precisamos de pelo menos mais quatro centros de convivência em Cuiabá para atender adequadamente às suas necessidades. Nosso compromisso é continuar lutando por esses direitos.”

A secretária adjunta de Assistência Social de Cuiabá, Paolla Reis, apresentou os esforços do município para ampliar a infraestrutura de apoio ao idoso. “Estamos em planejamento para a abertura de um novo CCI na Região Oeste, uma demanda que foi ouvida diretamente pelos idosos durante as visitas da gestão atual aos centros. Nosso prefeito, Abílio, juntamente com a primeira-dama, Samanta, e o secretário de Assistência Social, William Campos, têm dedicado atenção especial às necessidades da população idosa, garantindo recursos e melhorias contínuas.”

A Pré-Conferência reforça a necessidade de avançar na formulação e implementação de políticas públicas que promovam envelhecimento ativo e digno, com a expectativa de maior participação popular. O evento buscou reunir diferentes segmentos da sociedade para discutir ações que garantam os direitos e a inclusão dos idosos em todos os aspectos do cotidiano.