
As ações incluem artesanato, atividades físicas e culturais, visando melhorar a qualidade de vida e integração social dos idosos
A Prefeitura de Cáceres, situada a 225 km a oeste de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, tem focado em projetos voltados para a pessoa idosa com o objetivo de promover seu bem-estar, integração social e qualidade de vida. Entre os principais projetos, destacam-se os serviços do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Campos, os Serviços de Convivência são espaços destinados à promoção da convivência familiar e comunitária, oferecendo atividades socioeducativas e culturais. “No CCI temos o propósito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir a institucionalização dos idosos”, destacou Fabíola.
Em Cáceres, os idosos podem contar com atividades de artesanato e criatividade; saúde e bem-estar; e cultura e lazer. Os Centros de Convivência do Idoso são espaços físicos especialmente projetados para oferecer uma gama de atividades e serviços destinados aos idosos, funcionando como pontos de encontro onde os idosos podem participar de diversas atividades recreativas, culturais, esportivas e educativas.
“Esses projetos têm como objetivo central proporcionar um envelhecimento ativo e saudável, combatendo o isolamento social e garantindo a inclusão dos idosos na comunidade”, acrescentou a secretária.
As iniciativas são essenciais para atender às necessidades crescentes da população idosa em Cáceres e promover um ambiente acolhedor e participativo para essa faixa etária. Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, Fabíola destacou:
- Confecção de bandeirolas com tema junino;
- Atividades de saúde e bem-estar em parceria com estudantes de Enfermagem e Medicina da UNEMAT;
- Oficina de desenho e pintura;
- Bailão do SUAS: CCI, CRAS 1 e CRAS 2;
- Ação no Dia das Mulheres em parceria com o SENAC;
- Oficina de Tapetes de Retalhos;
- Confecção de máscaras carnavalescas de EVA;
- Aula de dança com o grupo Dance com o Coração;
- Exercícios físicos com acadêmicos de educação física da UNEMAT, entre outras.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI), advogado Isandir Rezende, comentou sobre a atuação do Centro de Convivência do Idoso: “Cáceres tem se destacado no cenário estadual pelo seu compromisso com a população idosa. A cidade não só mantém os idosos ativamente engajados em diversas atividades, mas também promove a valorização desses cidadãos, assegurando-lhes dignidade e respeito. Essas iniciativas são fundamentais para o bem-estar e a inclusão social dos nossos idosos”, afirmou Rezende.