
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quarta-feira (11.02) que pretende transferir totalmente o atendimento do velho Pronto-Socorro para a Santa Casa, caso tenha acesso à unidade. A proposta prevê a mudança temporária dos serviços para o hospital histórico e, após a reforma do prédio atual, transformar a Santa Casa em um hospital exclusivo para idosos.
Segundo o prefeito, a Santa Casa tem estrutura que pode ser aproveitada, com quase 200 leitos, 40 UTIs e 10 centros cirúrgicos. Apesar de reconhecer que o prédio não é novo, ele destacou que o Estado realizou reformas recentes e que a situação é melhor do que a parte dos fundos do velho Pronto Socorro.
A ideia, de acordo com Abilio, seria fazer a transferência total dos atendimentos para a Santa Casa enquanto o município realiza a demolição das áreas comprometidas do Pronto Socorro e constrói uma nova estrutura. Depois da conclusão da obra, os serviços retornariam ao prédio reformado.
Em seguida, a Santa Casa passaria a funcionar como um hospital vocacionado exclusivamente ao atendimento de idosos. O prefeito argumentou que quase 46% dos leitos da rede municipal estão ocupados por pessoas em idade avançada, o que demonstra a necessidade de uma estrutura específica para esse público.
Ele explicou que o hospital não seria um abrigo, mas uma unidade especializada em cuidados hospitalares para idosos, inclusive para atender casos que hoje acabam sendo judicializados para acesso a home care.
Abilio disse ainda que não foi chamado para reuniões sobre eventual decisão do Estado em relação à Santa Casa e afirmou ter sido surpreendido com o assunto. Segundo ele, a última conversa sobre o tema foi com o vice-governador Otaviano Pivetta, há cerca de um mês.
Sobre recursos, o prefeito mencionou que a Prefeitura vendeu a folha de pagamento ao Banco do Brasil e que deve receber aproximadamente R$ 10 milhões em parcela prevista para junho ou julho. Ele afirmou que também discutiu a possibilidade de parcelamento de valores pendentes e que o Estado teria demonstrado interesse em ajudar.
Abilio ressaltou que a criação do Hospital do Idoso dependerá de planejamento e da definição do Governo do Estado sobre o destino da unidade.
Fonte: VGN





