Pular para o conteúdo

Estudo revela como ter uma memória mais forte no envelhecimento

Pessoas com maior bem-estar apresentam melhor desempenho em testes de memória à medida que envelhecem. — Foto: Freepik

Quer se lembrar melhor das coisas à medida que envelhece? O segredo pode ser surpreendentemente simples: concentre-se em se sentir bem.

Uma pesquisa recente envolvendo mais de 10 mil pessoas com 50 anos ou mais descobriu que pessoas com maior bem-estar apresentam melhor desempenho em testes de memória à medida que envelhecem. O estudo, que acompanhou os participantes por 16 anos, verificou seu bem-estar e memória a cada dois anos.

Os pesquisadores esperavam que uma boa memória pudesse melhorar o bem-estar, mas não encontraram evidências disso. Em vez disso, foi o bem-estar que previu um melhor desempenho da memória ao longo do tempo.

O estudo também descobriu que a ligação entre bem-estar e memória permaneceu forte mesmo após levar em conta fatores como a depressão. Isso significa que o bem-estar pode afetar a memória por si só, não apenas por meio de efeitos no humor.

No entanto, os autores do estudo reconhecem algumas limitações que devem ser levadas em consideração ao considerar a aplicação de suas descobertas na vida real.

O estudo se baseou em relatos de pessoas sobre seu próprio bem-estar, o que pode ser tendencioso – algumas pessoas podem superestimar o quão bem se sentem. A pesquisa também não consegue provar que o bem-estar causa diretamente uma melhor memória – outros fatores, como renda ou experiências de vida, podem ter influência.

Além disso, os testes de memória utilizados foram relativamente simples e podem não captar toda a complexidade de como a memória funciona na vida real.

Apesar dessas limitações, o estudo oferece um motivo convincente para investir no seu bem-estar agora. Aqui estão cinco estratégias baseadas em evidências para aumentar as emoções positivas em suas experiências do dia a dia.

Cinco estratégias para impulsionar seu bem-estar

1. Seja grato

Algumas pessoas se sentem melhor quando mantêm um diário de gratidão.

2. Pratique atos de gentileza.

Ser gentil pode impulsionar o bem-estar tanto de quem inicia quanto de quem recebe a gentileza.

3. Cultive seus relacionamentos mais importantes

Relacionamentos positivos são importantes para o nosso bem-estar. Eles devem ser nutridos e mantidos.

4. Esteja mais presente

Em um mundo distraído, estar presente no momento pode ser difícil. Estar presente é o oposto de ser multitarefa. Isso requer prática intencional e você pode desenvolvê-la por meio de meditação ou práticas de atenção plena.

5. Faça coisas que levem a um estado de “fluxo”

Estar em um estado de fluxo significa estar totalmente engajado em uma atividade. É um estado mental em que a pessoa se sente totalmente envolvida e desfruta de um processo ou atividade que proporciona o equilíbrio certo entre desafio e recompensa.

As pessoas costumam se referir a isso como “estar na zona”. Encontrar um hobby ou esporte envolvente é uma boa maneira de aumentar os momentos de fluxo.

Garantir que você e as pessoas ao seu redor experimentem emoções positivas regularmente não se trata apenas de se sentir bem no momento. É também um investimento importante para o futuro, garantindo melhor saúde mental e bem-estar para você e para os outros. O que você fará?

*Christian van Nieuwerburgh é professor de Coaching e Psicologia Positiva, Universidade de Medicina e Ciências da Saúde RCSI.

Fonte: O Globo