Autoridades e instituições recebem convites do presidente Isandir Rezende; evento será em setembro, em Cuiabá, e reforça compromisso com a defesa da pessoa idosa

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT) deu início à entrega oficial dos convites da VI Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Cuiabá, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O presidente do CEDEDIPI, Isandir Rezende, conduziu pessoalmente a entrega a autoridades e representantes de instituições estratégicas, destacando que esse é o início do estreitamento de laços em defesa da população idosa.
“A entrega dos convites marca não apenas a preparação do nosso evento, mas também a construção de um pacto coletivo em prol da dignidade da pessoa idosa. Queremos que cada instituição se sinta parte desse movimento de fortalecimento dos direitos e da cidadania”, afirmou Rezende.
Visitas e entregas oficiais
Entre as autoridades que receberam o convite, está o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, cuja pasta desempenha papel fundamental na articulação das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Outra entrega simbólica ocorreu em Jaciara, município pioneiro no Estado ao construir um conjunto habitacional específico para idosos, a Vila Aconchego. O convite foi entregue à prefeita Andréia Wagner, durante visita técnica ao local.
“Ver experiências como a Vila Aconchego nos mostra que é possível inovar com políticas públicas que tragam qualidade de vida e segurança à população idosa. A Conferência será espaço para compartilhar e ampliar iniciativas como essa”, ressaltou Isandir Rezende.

Em Cuiabá, a comitiva também foi recebida por Maria Fernanda, chefe de gabinete da primeira-dama Virgínia Mendes, que estava em São Paulo. Na ocasião, o convite foi entregue em nome da primeira-dama, parceira ativa em ações de proteção social.
O presidente do CEDEDIPI ainda esteve na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), onde entregou o convite ao vice-presidente Giovane Santin.
“A Ordem dos Advogados do Brasil desempenha um papel central na garantia de direitos, na promoção da cidadania e no acesso à justiça para a população idosa. Não se trata apenas de uma questão de proteção social, mas de um compromisso constitucional com a dignidade, a autonomia e a participação plena das pessoas idosas na vida social”, destacou Santin.
Conferência
Com programação diversificada, a VI Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa terá palestras, mesas de debates e atividades temáticas, reunindo gestores, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o Estado.
Segundo Isandir Rezende, o encontro será fundamental para aprofundar o debate sobre políticas públicas e garantir que Mato Grosso continue avançando na proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa.
“Cada passo dado agora é uma semente plantada para o futuro. E esse futuro precisa ser de respeito, valorização e cuidado com os nossos idosos”, concluiu.
Programação da VI Conferência Estadual da Pessoa Idosa
Local: CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas Cuiabá (Av. Getúlio Vargas, 750 – Centro, Cuiabá-MT)
1º Dia – 24/09/2025
- 19h00 – Abertura com a Banda da Polícia Militar – Auditório
- 19h30 – Composição da mesa de autoridades – Auditório
- 19h40 – Abertura oficial – Presidente do CEDEDIPI – Auditório
- 20h00 – Falas das autoridades – Auditório
- 20h40 – Coffee Break e encerramento – Hall
2º Dia – 25/09/2025
- 07h30 – 08h30 – Credenciamento e escolha dos eixos – Hall
- 08h30 – 09h00 – Café da manhã
- 09h15 – Leitura do Regimento Interno – Auditório
- 10h15 – 11h30 – Palestra Magna com Raphael Castro + perguntas – Auditório
- 12h00 – Almoço
- 13h30 – Trabalhos temáticos em salas
- 16h00 – 16h30 – Intervalo (Coffee Break)
- 16h45 – Discussão das propostas – Auditório
- 18h30 – Jantar – Hall
3º Dia – 26/09/2025
- 08h00 – 08h45 – Café da manhã – Hall
- 09h00 – Votação – Auditório
- 10h00 – Eleição dos Delegados para a Conferência Nacional – Auditório
- 11h00 – Leitura da Ata – Auditório
- 12h00 – Almoço e Encerramento