
Sem dúvida, um dos piores sentimentos é ver seu animal de estimação doente ou passando por uma situação de risco de vida. Mesmo que você tente proteger seu companheiro peludo, há situações imprevisíveis que podem colocar a saúde e a vida do seu cão ou gato em risco.
Segundo a marca de ração animal Purina, se você notar comportamentos incomuns em seu pet, como fadiga e desorientação, você deve prestar atenção especial a estes sintomas que podem indicar intoxicação:
- Falta de apetite;
- Espuma no focinho;
- Febre;
- Náusea;
- Ansiedade;
- Fadiga;
- Agitação;
- Suspiros;
- Salivação excessiva;
- Vômito;
- Convulsões;
- Tremores;
- Olhos cristalizados;
- Paralisia;
- Presença de sangue no vômito, urina ou fezes; e
- Sangramento na pele.
Se seu animal de estimação apresentar um ou mais dos sintomas de envenenamento mencionados acima, é importante consultar um veterinário imediatamente.
Normalmente, o veterinário bloqueia a substância tóxica com comprimidos de carvão ativado e monitora o animal com antídotos e analgésicos até que danos internos sejam descartados.
É muito útil identificar como o animal pode ter sido envenenado, pois isso dará ao especialista mais informações sobre como agir. Existem muitos tipos de veneno, então a forma como a pessoa foi envenenada pode variar muito. A causa mais comum é veneno de rato, embora também possa ser comida estragada ou até mesmo uma picada de animal ou inseto venenoso.
O que você deve dar a um animal de estimação envenenado?
Procure atendimento médico urgente e não a provoque vômito. É importante dar-lhe bastante água e, se possível, comprimidos de carvão ativado, que encapsularão o agente tóxico. Não recorra a remédios caseiros para intoxicação. Tentar fazer seu pet vomitar ou tentar ajudá-lo em casa pode ser pior para ele e piorar a situação.
Você pode fazer isso desde o momento em que perceber que seu animal de estimação pode estar envenenado até que o veterinário o examine.
Quais são algumas substâncias tóxicas que podem envenenar seu animal de estimação?
- Cogumelos;
- Anticongelante;
- Medicamentos;
- Pesticidas, inseticidas e fertilizantes;
- Uvas;
- Chocolate;
- Alho e cebola;
- Álcool e tabaco; e
- Detergentes e produtos de limpeza
Fonte: O Globo