Pular para o conteúdo

Universidade retoma parceria com CEDEDIPI-MT para capacitação de conselhos da pessoa idosa

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu, na última terça-feira (29/07), o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende, para discutir a retomada de uma parceria voltada à capacitação dos conselheiros municipais e do estado da pessoa idosa. A reunião foi mediada pelo assessor do senador Wellington Fagundes, José Márcio Guedes, e contou com a presença da reitora da UFR, professora Analy Castilho.

O encontro teve como objetivo alinhar uma nova etapa de treinamentos destinados aos conselhos municipais e do estado, com base na expertise da universidade na área de políticas públicas e formação continuada. A UFR já havia realizado uma capacitação semelhante em 2022, reconhecida por seu impacto positivo na qualificação de conselheiros de diversas regiões do estado.

Durante a reunião, o presidente do CEDEDIPI-MT, Isandir Rezende, destacou a importância da continuidade da parceria com a universidade, considerando-a essencial para a disseminação do conhecimento e o fortalecimento dos conselhos da pessoa idosa em Mato Grosso. “Eu quero aqui agradecer imensamente à reitora Analy e ao Zé Márcio por esse momento. Já tivemos essa parceria em 2022, e agora estamos retornando para tentar firmar novamente essa capacitação, voltada não só ao conselho estadual, mas também aos municipais. A ideia é, no futuro, levar essa formação para polos regionais, beneficiando todo o estado de Mato Grosso,” afirmou Isandir Rezende.

Além disso, Isandir revelou que solicitou o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para ampliar a capacitação dos conselheiros. Segundo ele, o conselheiro-presidente Sérgio Ricardo sinalizou positivamente à proposta.

“Recebi um retorno favorável do conselheiro‑presidente Sérgio Ricardo, que se mostrou disposto a colaborar tecnicamente com a formação dos conselheiros,” disse o presidente do CEDEDIPI‑MT

José Márcio Guedes, assessor parlamentar que articulou o encontro, ressaltou o papel o papel estratégico da Universidade Federal de Rondonópolis na qualificação de agentes públicos e na construção de políticas voltadas à pessoa idosa. “Viemos conversar com a reitora Analy para viabilizar essa qualificação dos conselheiros, aproveitando a expertise que a UFR tem em políticas públicas. Parabéns ao Isandir pela iniciativa, e nosso agradecimento à reitora por abrir esse espaço para o diálogo e cooperação,” pontuou.

A reitora Analy Castilho reforçou o compromisso da universidade com a pauta do envelhecimento e da formação cidadã. “Nossa universidade é jovem, mas tem atuado com seriedade em políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Já realizamos capacitações, editais voltados ao tema e hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre novas ações com o CEDEDIPI-MT. É uma honra colaborar com essa iniciativa que fortalece tanto o papel da universidade quanto o dos conselhos no estado de Mato Grosso,” pontuou.

Com a sinalização positiva das partes envolvidas, a expectativa é de que uma nova edição da capacitação seja viabilizada nos próximos meses, fortalecendo ainda mais a rede de proteção e garantia de direitos da população idosa em Mato Grosso.