
A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica que exige cuidado constante. De acordo com o Ministério da Saúde, ela acontece quando a pressão do sangue contra as paredes das artérias está consistentemente acima de 140/90 mmHg, o famoso “14 por 9”. Isso obriga o coração a trabalhar mais e aumenta o risco de complicações como AVC, infarto e doenças nos rins e no coração.
A maioria dos casos tem origem genética estima-se que 9 em cada 10 pessoas com pressão alta tenham herdado a tendência dos pais. Mas o estilo de vida também conta muito.
Confira 5 fatos importantes que vão te ajudar a entender e prevenir a hipertensão:
1. A hipertensão é silenciosa mas nem por isso inofensiva
Na maior parte do tempo, a pressão alta não dá sinais. Mesmo sem sintomas, ela pode estar danificando órgãos vitais como o coração, os rins e o cérebro. Justamente por isso, é conhecida como uma “inimiga invisível”.
2. Conhecer seus números pode salvar sua vida
Aferir a pressão com regularidade é essencial, e não só no consultório médico. Profissionais como educadores físicos, fisioterapeutas e farmacêuticos também podem acompanhar esse indicador. Isso é especialmente importante para quem tem mais de 60 anos, já que a prevalência da doença dobra entre os idosos.
3. O tratamento funciona se você seguir direitinho
A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento contínuo. Isso inclui o uso correto de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Com disciplina, é possível viver bem e com qualidade.
4. Nem toda dor de cabeça é sinal de pressão alta
A ideia de que a pressão só está alta quando a cabeça dói é um mito. Na verdade, a dor pode até fazer a pressão subir temporariamente. Mas, na maioria dos casos, ela não tem ligação direta com a hipertensão.
5. Diminuir o sal ajuda, mas não é tudo
Evitar o excesso de sal é um passo importante sim, mas o tratamento é mais amplo. Alimentação equilibrada, exercícios físicos, sono de qualidade, controle do estresse e, quando necessário, medicamentos, formam o pacote completo para manter a pressão sob controle.
Se informar é o primeiro passo para se proteger. Converse com profissionais de saúde, monitore sua pressão e cuide do seu coração todos os dias mesmo quando está tudo aparentemente bem.
Fonte: Primeira Página