Pular para o conteúdo

Programa Mais MT Muxirum conquista prêmio por promover alfabetização no estado

A iniciativa tem transformado vidas na terceira idade ao combater o analfabetismo entre os idosos em Mato Grosso

Seduc-MT

O programa Mais MT Muxirum, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), foi destaque na 2ª edição do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, organizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Com foco na alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever na idade adequada, o projeto vem transformando vidas desde sua implantação em 2017. Até 2024, mais de 84 mil estudantes já foram alfabetizados no estado.

O reconhecimento na categoria Satisfação do Cidadão foi devido à criação de uma cartilha que possibilita a realização da mesma aula em qualquer região do Estado. O processo de aprendizagem promove o aumento da autoestima, autonomia e participação social dos alunos, fatores essenciais para a inclusão e o bem-estar dos participantes.

Segundo Manoel Satiro, professor e membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), o potencial dessa iniciativa atende às necessidades daqueles que não tiveram a oportunidade de continuar os estudos na idade adequada, especialmente os idosos. “Nosso trabalho demonstra que envelhecer não é um obstáculo para aprender. A alfabetização na terceira idade promove a reintegração social e garante maior autonomia na vida cotidiana”, destacou Satiro.

Para o presidente CEDEDIPI-MT, Isandir Rezende, o programa demonstra a sensibilidade da atual gestão com a população idosa. “Iniciativas como essa são essenciais para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, promovendo inclusão plena e valorização da experiência desse grupo tão importante na nossa sociedade”, afirmou Rezende.

Apesar de Mato Grosso apresentar uma das menores taxas de analfabetismo geral do país, o estado ainda enfrenta desafios na educação de sua população mais velha. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, divulgados no mês passado, indicam que, entre os idosos, os homens apresentam maior incidência de analfabetismo. Em 2024, a taxa entre pessoas com 60 anos ou mais foi de 16,2% para os homens e de 15,2% para as mulheres. 

O programa Mais MT Muxirum tem atuado para mudar esse cenário, oferecendo educação e oportunidade aos idosos, combatendo o analfabetismo e promovendo a inclusão social e o envelhecimento ativo em Mato Grosso. Por meio de ações que envolvem alfabetização e sensibilização da comunidade, o programa busca ampliar o acesso à educação. “Essas iniciativas são fundamentais para garantir que os idosos possam exercer seus direitos, manter sua independência e desenvolver novas habilidades, promovendo uma velhice mais digna e integrada. Assim, o programa fortalece o compromisso de Mato Grosso com uma política pública que valoriza todas as faixas etárias e reconhece a importância da inclusão social para o bem-estar de toda a população”, concluiu Manoel.