Pular para o conteúdo

Ministro da Previdência recebe Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e se compromete com melhoria do acesso à Previdência Social

Foto: Liliana Soares -ASCOM/MPS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI). O encontro visa fortalecer a participação social e receber fomentos para a implementação de políticas públicas. “A participação social será um norte na nossa gestão. Queremos ouvir as demandas desse público tão importante para a Previdência Social que são os idosos”, disse o ministro.

Entre as demandas apresentadas pelos conselheiros está a acessibilidade dos idosos aos serviços da Previdência. O presidente do CNPDI, Raphael Carvalho, afirmou que para os idosos o atendimento presencial é fundamental. “Temos sentido problema no acesso às informações. A informatização em especial para os idosos tem se tornado um desafio”, declarou ele.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do CNPDI, Alexandre da Silva, pediu especial atenção no que diz respeito ao vazamento de dados dos idosos e a operacionalização das medidas firmadas em um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A coordenadora-geral da Secretaria do CNDPI também reivindicou o aprimoramento do atendimento presencial. Para ela, a digitalização dos processos oferece também riscos, como a abordagem facilitada dos fraudadores e golpistas. “O aplicativo não atende. Não é inclusão porque muitos idosos estão na verdade excluídos”, afirmou ela.   

Além de vários conselheiros do CNDPI, também estiveram presentes na reunião o secretário do Regime Geral de Previdência Social substituto, Benedito Brunca, a chefe de gabinete do Ministério da Previdência Social (MPS), Louise Caroline Silva, a ouvidora-geral do MPS, Ana Paula Schwelm, a assessora deParticipação Social e Diversidade, Amanda de Souza, e o consultor jurídico do Ministério, Felipe Cavalcante.

Fonte: Ascom/MPS