Pular para o conteúdo

Idosos podem tomar vacina da dengue? Saiba tudo aqui

A dengue continua sendo um importante desafio de saúde pública no Brasil, especialmente para a população idosa, que apresenta maior risco de complicações e internações. Nesse contexto, o tema da vacina da dengue para idosos tem despertado atenção e gerado questionamentos.

O Ministério da Saúde, inclusive, fez um alerta importante: os números de casos de dengue devem permanecer em níveis elevados em todo o Brasil ao longo de 2026. Além de esperança, surgiram muitas dúvidas sobre a vacina da dengue, entre elas, se idosos podem tomá-la e quais são os critérios para a imunização nessa faixa etária.

Por isso, preparamos este conteúdo para ajudar a esclarecer os principais pontos.

Aqui você vai ver:

  • O que é a vacina da dengue e como ela funciona?
  • Idosos podem tomar a vacina da dengue?
  • Qual a idade permitida para tomar a vacina da dengue?
  • Como idosos podem se proteger da dengue além da vacina?

O que é a vacina da dengue e como ela funciona?

A vacina da dengue para idosos e para outras faixas etárias tem como objetivo reduzir o risco de formas graves da doença, hospitalizações e óbitos.

Atualmente, existem três vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a QDenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, a Butantan-DV, produzida no Brasil e é a primeira do mundo contra a dengue em dose única, ambas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para uma faixa etária específica, e a Dengvaxia, ofertada apenas na rede privada.

No entanto, nenhuma delas está disponível no SUS, para pessoas acima dos 60 anos. Além disso, cada imunizante possui critérios específicos de indicação, incluindo limites de idade e número de doses.

Idosos podem tomar a vacina da dengue?

A resposta é: depende. Nem sempre idosos podem tomar vacina da dengue, e isso varia conforme três fatores principais:

– A idade aprovada em bula para cada tipo de vacina
– O tipo de vacina disponível no momento
– A avaliação médica individual, considerando histórico de saúde, comorbidades e uso de medicamentos

Por isso, embora muitos se perguntem se idosos podem tomar vacina da dengue, é fundamental reforçar que a indicação não é automática.

Isso significa que, em alguns casos, idosos não podem tomar vacina da dengue por estarem fora da faixa etária aprovada ou por apresentarem condições clínicas específicas.

“A vacinação é uma estratégia importante no combate à dengue, mas, no caso dos idosos, a decisão deve ser sempre individualizada e baseada em avaliação médica criteriosa, considerando riscos e benefícios”, destaca a Dra. Fernanda Sperandio, geriatra da MedSênior.

Qual a idade permitida para tomar a vacina da dengue?

Atualmente, cada vacina da dengue tem uma faixa etária. A QDenga, está disponível no SUS para crianças de 10 a 14 anos. No setor privado, pode ser administrada em crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto para quem já teve quanto para quem nunca teve dengue.

A Butantan-DV, por enquanto, é indicada para pessoas de 12 a 59 anos. O Instituto Butantan, responsável pela fabricação da vacina, já recebeu o aval da Anvisa para estudar a ampliação da vacina para a população acima de 60 anos. Por tanto, ela ainda não pode ser aplicada no público geral.

Já a Dengvaxia, disponível apenas para compra, é indicada para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos até 45 anos que já foram infectados pelo vírus da dengue.

“Por esses motivos, mesmo que haja oferta de vacina da dengue para idosos, nem todos são automaticamente elegíveis. A orientação médica é essencial para definir se idosos podem tomar vacina da dengue com segurança”, alerta Dra. Fernanda.

Como idosos podem se proteger da dengue além da vacina?

Independentemente da possibilidade de vacinação, os idosos devem adotar medidas preventivas contínuas contra a dengue. Entre as principais recomendações estão:

– Eliminar água parada em vasos, ralos, calhas e recipientes;
– Usar repelentes adequados, conforme orientação médica;
– Instalar telas em portas e janelas;
– Utilizar roupas que cubram braços e pernas, quando possível;
– Procurar atendimento médico aos primeiros sinais da doença.

Essas ações são fundamentais, especialmente para os casos em que idosos não podem tomar vacina da dengue ou ainda aguardam liberação conforme critérios de vacina da dengue idade.

Fonte: MedSênior