Pular para o conteúdo

Atendimento humanizado transforma a vida de idosa atendida pela Assistência Social em Primavera do Leste

Dona Idalina é responsável por uma horta cultivada aos fundos da Unidade de Saúde do bairro Primavera III

Aos 63 anos, a moradora do bairro Primavera III, dona Idalina, é um exemplo de como o atendimento humanizado e contínuo da Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste impacta positivamente a vida dos idosos no município. Há 13 anos, ela é atendida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e participa ativamente das ações do Projeto Conviver, iniciativas que, segundo ela, mudaram completamente sua qualidade de vida.

Dona Idalina frequenta regularmente as atividades oferecidas pelo Conviver, como hidroginástica, terapia em grupo e os tradicionais bailes, que fortalecem o convívio social, promovem bem-estar emocional e incentivam uma rotina mais ativa. “A gente faz terapia, faz hidroginástica, participa do bailinho e é sempre muito bem atendida. Eu gosto muito de participar”, relata.

Além das atividades socioassistenciais, ela também recebe cesta básica por meio do CRAS, benefício que contribui para a segurança alimentar e garante mais tranquilidade no dia a dia. Segundo dona Idalina, o atendimento recebido ao longo desses anos sempre foi marcado pelo acolhimento e atenção da equipe. “Eu participo do CRAS há 13 anos, desde que vim morar no Primavera III. também sempre fui bem atendida no Conviver, que tem várias atividades e a coordenadora (Marli) é muito especial”, destaca.

Outro ponto que reflete a mudança em sua vida é o cuidado com a saúde e a adoção de hábitos mais saudáveis. Dona Idalina é responsável por uma horta cultivada aos fundos da Unidade de Saúde do bairro Primavera III, onde produz verduras e hortaliças. Parte dessa produção, inclusive, é doada ao próprio CRAS, e outras repartições, em um gesto de solidariedade e retribuição ao apoio recebido. “Eu atuo com verdura há muito tempo e faço doação para o CRAS, para a cozinha comunitária e para a UPA”, conta.

Para ela, o contato diário com a horta, aliado às atividades oferecidas pela Assistência Social, contribui diretamente para a melhoria da saúde física e emocional. A rotina ativa, o convívio social e o sentimento de pertencimento reforçam a importância dos serviços públicos voltados à pessoa idosa.

A história de dona Idalina evidencia o compromisso da Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Assistência Social, em garantir qualidade de vida, inclusão e cuidado contínuo à população idosa, fortalecendo vínculos, promovendo autonomia e valorizando histórias de vida que inspiram toda a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste – MT