
Uma idosa aposentada, identificada como Adelina Vieira, de 68 anos, foi vítima do golpe conhecido como “Alô Mãe”, aplicado por criminosos que se passam por filhos para enganar vítimas, principalmente idosos. Usando apenas a voz, o golpista convenceu a mulher a fazer um empréstimo de R$800 e transferir dinheiro, acreditando que ajudava o próprio filho.
Ao SBT COMUNIDADE ela contou que o criminoso ligou chorando, dizendo estar em dificuldade e pedindo ajuda financeira. A voz era idêntica à do filho.
“Ele falou: ‘mãe, estou numa situação difícil’. Era igualzinho a voz do meu filho. Só não parecia o rosto da pessoa, mas a voz era a mesma”, contou.
Sensibilizada, a idosa disse que não tinha dinheiro naquele momento, mas que tentaria conseguir. Pouco tempo depois, o falso filho voltou a ligar e pediu o número da conta para depósito.
“Eu fiz um empréstimo de setecentos reais e depositei para o cara. Depois descobri que era golpe”, relatou.
O verdadeiro filho mora em Tangará da Serra e não havia feito nenhuma ligação. Ao ser informado do ocorrido, alertou imediatamente a mãe.
“Quando eu falei com ele, ele disse: ‘mãe, você caiu num golpe’”, lamentou.
A vítima conta que a situação comprometeu totalmente o orçamento mensal. Aposentada, ela afirma que hoje recebe um valor ainda menor por conta dos descontos do empréstimo.
“Eu ganho menos de um salário. Está descontando setecentos reais. Estou recebendo seiscentos. Não dá para nada. Um salário já não dá, imagina assim”, desabafou.
Emocionada, a idosa fez um apelo e deixou um recado direto aos criminosos.
“Eu queria que esse bandido fosse trabalhar, procurar serviço. Tem tanto jeito de trabalhar e ainda procura pessoa que ganha pouco, que vive só de um salário.”, concluiu.
ALERTA À POPULAÇÃO: COMO EVITAR O GOLPE ‘ALÔ MÃE’
Desconfie de ligações com pedidos urgentes de dinheiro, mesmo que a voz pareça familiar.
Nunca faça transferências ou empréstimos sem confirmar pessoalmente ou por outro número conhecido.
Desligue e ligue diretamente para o familiar antes de qualquer decisão.
Avise idosos da família sobre esse tipo de golpe.
Em caso de suspeita, procure a polícia e registre boletim de ocorrência.
Golpes como esse têm se tornado cada vez mais comuns e exploram o lado emocional das vítimas.
Informação e prevenção ainda são as principais armas contra esse tipo de crime.
Fonte: MT Play





