Pular para o conteúdo

Alerta médico para idosos após afastamento de Arlete Salles da novela: ‘Merece atenção redobrada’

Arlete Salles apresentou uma forte gripe – Foto: Leo Rosário/Divulgação

A atriz Arlete Salles, de 87 anos, ficou longe das gravações da novela Três Graças, da Globo, por alguns dias. De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias, ela se afastou do trabalho para cuidar da saúde.

Segundo a Comunicação da Globo, o motivo do afastamento foi uma forte gripe. A ausência, no entanto, não impactou o andamento da trama, uma vez que ajustes foram feitos nos roteiros. Segundo o Jornal Extra, a assessoria da emissora informou que a atriz já retomou o trabalho nesta sexta-feira, 5.

Opinião do médico infectologista

O Dr. Igor Maia Marinho, médico infectologista da Clínica Sartor, formado pela Faculdade de Medicina da USP  e com residência médica em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP),explica sobre o assunto.

“A expressão ‘forte gripe’, normalmente se refere a um quadro típico de influenza, que é uma infecção viral respiratória capaz de provocar febre alta, mal-estar significativo, dores no corpo, tosse e uma sensação geral de prostração”, declara.

Diferente do resfriado comum, que costuma ser leve, a gripe pelo influenza costuma provocar sintomas mais intensos e deixa a pessoa realmente incapacitada de seguir suas atividades habituais por um período de alguns dias devido a presença de febre, cefaleia, dor no corpo e indisposição.

Entenda a relação com a idade

O infectologista informa que em idosos os casos de forte gripe merece uma atenção especial, pois com o avanço da idade, o sistema imunológico perde parte da sua capacidade de resposta, fenômeno chamado de “imunossenescência”.

“Além disso, muitos idosos convivem com outras doenças, como problemas cardíacos, pulmonares, diabetes ou insuficiência renal, que podem descompensar durante uma infecção. A própria gripe pode facilitar o aparecimento de complicações, especialmente pneumonia, quedas por fraqueza, desidratação e alterações do estado mental. Por isso, mesmo um quadro aparentemente simples merece atenção redobrada nessa faixa etária”, afirma.

Qual o tratamento?

É importante reforçar que cada caso é individual e exige tratamento com um médico especialista. Porém, o infectologista lista algumas das medidas mais adotadas para lidar com a forte gripe.

“O tratamento da gripe combina medidas de suporte, como repouso, hidratação adequada e uso de medicamentos para controle de febre e dor, com a possibilidade de utilizar antivirais específicos se há a confirmação de quadro causado pelo vistos influenza. Em todos os casos, sinais como dificuldade para respirar, febre persistente, piora súbita ou confusão mental devem motivar avaliação médica imediata”, finaliza o infectologista ao analisar casos como da atriz.

Fonte: Caras